Image Map

3.12.16

Boa Noite, por Pam Gonçalves



Editora: Galera
Páginas: 240
Ano: 2016
Sinopse:  Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.








Eu lembro de que logo quando realmente comecei a me interessar pelo youtube descobri o canal da Pâmela e do Bubarim, acompanhei ambos por muito tempo e é surreal pensar que agora eles são autores. Vou ser bem sincera quando digo que não me interesso pelos livros que vários blogueiros estão lançando, mas uma amiga minha leu "Boa Noite" e disse que eu precisava conhecê-lo também; foi o que fiz.


Alina sempre foi aquela garota low profile, não queria chamar atenção e se mantinha quieta no seu canto, mas agora que ela está indo para faculdade, espera que tudo mude. Como primeira virada radical, vai morar na República dos Loucos junto com Manu, Gustavo e Talita. E além de criar novas amizades, Alina acaba descobrindo que nós mulheres precisamos ficar unidas se quisermos combater a cultura do estupro.

Sororidade (substantivo feminino): é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

O interessante dessa história é que ela retrata a violência contra mulher/ abuso sexual de forma bem educativa, para pessoas que mesmo alheias a situação - o que acho difícil com tantos casos chocantes que aparecem na mídia - possam entender a importância de se discutir esses assuntos, e o principal, entender que a culpa nunca é da vítima.


A autora além de conseguir inserir tópicos sérios em seu livro, não deixa de trazer o aspecto fofo e leve do romance. Desde o início do livro já da para saber com quem a Alina vai ficar, mas o legal é se empolgar com a evolução da personagem ao longo do enredo. 


Algo que me deixou decepcionada foi a diagramação, os capítulo se iniciam com uma letra grande e depois diminuem, é uma confusão, além de que não sei se foi erro da gráfica, mas várias páginas da minha cópia vieram bem borradas. A capa é linda e se eu não me engano a República dos Loucos deve se parecer bastante com esse prédio de tijolos.

Pâmela consegue em seu livro trazer personagens LGBT, discutir sobre feminismo,  cultura do estupro e racismo de forma que nós possamos parar e repensar sobre algumas de nossas atitudes que estão equivocadas e precisam mudar. Todo mundo precisa ler "Boa Noite"!

★★★★


Vamos debater!! Esses são alguns canais/ vídeos que indico para quem quiser saber mais sobre os assuntos tratados no livro da Pam.
> Sobre cultura do estupro: https://youtu.be/7a2uY64IwXY
> Sobre feminismo: https://youtu.be/uTrLpclk3j4
> Sobre racismo: https://youtu.be/TLHjBYAlWaw
> Sobre sexualidade: https://youtu.be/XsJTCKzL-Gg


3 comentários:

  1. Que bom poder ler um post seu novamente! Tava sentindo falta c: Eu também não me interesso muito por livros de youtubers, mas me senti diferente quanto aos booktubers exatamente por já falarem do assunto, haha. Mas, ainda assim, comprei de nenhum até agora :p Adoro a Pam - e o Bubarim - e ainda quero muito ler Boa Noite, é muito legal ver que trata de assuntos tão importantes <3

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
  2. Quando eu fiquei sabendo desse livro nem procurei me aprofundar muito, já fui julgando achando que era mais um romance comum e que foi lançado por causa de youtuber. Mais ainda bem que pude conhecer mais o trabalho da Pam e saber um pouquinho sobre Boa Noite aqui. A temática é de extrema importância e com certeza já está na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  3. Pam foi uma das primeiras blogueiras que conheci mas confesso que com o tempo parei de acompanhar, não sei explicar bem porque mas reconheço todo sucesso merecido dela.
    Entendo você sobre esse boom de blogueiros que lançam livros, alguns são bem fraquinhos. Mas com certeza algumas blogueiras - escritoras tem potencial e precisamos conferir seu novo trabalho sim.
    Fiquei sabendo do livro 'Boa noite' mas essa foi a primeira resenha que li. Bom demais saber que a Pam toca em assuntos extremamente importantes para reflexão nos dias de hoje, sem dramatizar e pesar muito. Fiquei curiosa. Que pena que a diagramação pecou um pouco.
    Amei conferir suas impressões. Beijos linda!!!
    Gostei do nome da protagonista, quase o meu =)

    P.s. Vc viu que está rolando sorteio lá no blog!!?? Sinta-se convidada a participar viu!!!
    Amei suas fotos, parabéns pelos clicks.

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo