Image Map

19.1.16

As Sufragistas



As Sufragistas (2015)
Diretora: Sarah Gavron
Duração: 1h 46 min
Nota: 4.5/5
Sinopse: No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.
* Não recomendado para menores de 14 anos.


O que é sufrágio feminino?

Desde de o início das democracias formadas após a revolução francesa, o direito do voto era apenas concedido aos homens, mulheres teriam que ser representadas por seus irmãos, pais, amigos, etc. Apesar de parecer uma realidade distante para nós, existem ainda hoje nações que lutam para isso, inclusive no Brasil só tivemos esse direito em 1932. O sufrágio feminino lutava especialmente a favor de uma lei que mudasse isso.
Claro que o movimento vai muito além, pois fora as mulheres poderem escolher seus governantes, elas queriam ter seu lugar de importância na sociedade modificado, queriam poder estudar, ter direito sobre seus filhos, salários justos e equivalentes ao sexo oposto e o fato de ter o poder de votar era a abertura para tudo isso.



Sobre a equipe (elenco, produção, etc.)

Soube desse filme por conta da atriz Helena Boham Carter (que faz Belatrix Lestrange na saga Harry Potter) e quis imediatamente assisti-lo, afinal sou fã dela e depois que descobri que o elenco contava com outros nomes importantes como Meryl Streep (Que para mim apareceu mais para dar visibilidade ao longa) e Carey Mulligan e nenhuma delas decepcionou, passaram toda a emoção que o espectador precisava para entender a história e torcer pelos personagens.

A fotografia está incrível, mostra o Reino Unido do século XX, tem uma pegada mais escura, mas não deixei de contar com cenários lindos que são muito bem preenchidos pelo figurino do elenco que também é impecável.

Minha opinião 


Afirmo de cara que amei "As Sufragistas", tinha pouco conhecimento do movimento e aprendi muito, mas além de ter um conteúdo histórico importantíssimo, o que me chamou atenção foi a dinâmica do enredo, tem sempre uma tensão no ar e você fica torcendo para que tudo dê certo. Eu estava esperando algo mais lento e didático e acabei errando feio. O drama também está super presente, afinal atrocidades eram praticadas contra o sexo feminino, tem cenas de violência física e até emocional que me deixaram com lágrimas nos olhos.
Fiquei feliz com as evoluções que nós mulheres já tivemos, mas o longa só me fez pensar o quando ainda precisamos modificar nosso pensamento.
Indico para todas vocês feministas que estão procurando por algo sobre o assunto e recomendo ainda mais para quem tem preconceitos com o feminismo, espero que o filme possa abrir seus olhos.


6 comentários:

  1. oi, oi.

    acho que é impossível não gostar do filme, já que é de época e ainda envolve o Reino Unido. <3 é uma combinação perfeita! sério.

    ainda não o conhecia, mas já quero muito vê-lo. parece ser um ótimo filme pra se ver nesse tempo em que tanto se fala no feminismo, né?! :)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara! Fiquei super contente de ver a primeira resenha de "As sufragistas" aqui!
    Confesso que fiquei curiosa pra assistir porque tem esse quê de importância cultural feminina. E percebi que se a gente não tem o mínimo do interesse pelo assunto ou conhecimento básico sobre o momento podemos deixar de apreciar o conteúdo e mensagem ali, né?
    Eu adoro Meryl Streep! Helena eu gosto por causa dos filmes que ela contracenou com Johnny Depp (<3) e vou ter que esperar essa opção surgir no cinematerna pra curtir o filme!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estava louca para ver esse filme na telona, alias: continuo louca. O problema é que agora no final das férias estou com um sério problema de tempo ($$$$$) sabe, ai sinto muito mas não vai dar!

    Fico feliz em saber que o filme foi instrutivo, porém não didático e você gostou. Espero gostar também quando for vê!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Eu tô doida pra ver esse filme, mas até agora nenhum cinema perto daqui de casa colocou em cartazes, já tô ficando com raiva dessa demora toda hahha Essa sua resenha me deixou com mais vontade ainda!! Bjs

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ver esse filme, minha amiga já me falou dele, parece ser muito bom.
    http://5dascha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já quero ver o filme, além do óbvio de todas as coisas boas, a parte histórica me interessa muito. Adoro aprender coisas ao mesmo tempo que me entretenho, sem falar que qualquer coisa que remeta a causas ligadas aos direitos das mulheres me interesse. Já quero ver.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo