Image Map

27.9.14

Resenha: O Reino Das Vozes Que Não Se Calam - Carolina Munhóz e Sophia Abrahão


Título: O Reino Das Vozes Que Não Se Calam
Autora: Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 288
Sinopse: Em sua estreia na Rocco e marcando também a chegada do selo Fantástica, a escritora Carolina Munhóz, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, A fada, apresenta O Reino das vozes que não se calam, escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão. Espécie de conto de fadas contemporâneo, em que um mundo mágico é palco para uma história de autoconhecimento e o poder dos sonhos, o romance conta a história de Sophie, uma garota cansada de sofrer com a indiferença das pessoas até descobrir um Reino onde seus talentos são reconhecidos. Cedo ou tarde, porém, ela terá que decidir entre a realidade e a fantasia, numa jornada repleta de descobertas e desafios.
     
--------------------------------------------------------------

      Narrado em terceira pessoa, O Reino Das Vozes Que Não Se Calam foi uma surpresa positiva. Eu esperava uma obra simples, mas acabou sendo algo complexo, afinal, o bullying, assunto tratado no livro e muito discutido hoje em dia, é um prato cheio para escritores que querem explorar o psicológico dos personagens.

Sophie é uma estudante do ensino médio que segundo seus colegas e magra demais e esquisita. Sua melhor amiga é uma das meninas mais populares da escola, e um dia, elas foram juntas para uma festa, lá, tentam fazer Sophie ficar com um menino, mas na verdade, ele tinha uma namorada e não estava nem um pouco interessado nela. Humilhada, a garota volta para casa e mergulha num mundo completamente novo, onde tudo é mágico, colorido e cativante. As flores cantam, as árvores são douradas e seus habitantes pareciam exalar amor por ela. Mas a aventura dura pouco e logo ela volta para sua realidade. Ao longo da história vamos participar da jornada de Sophie, na qual ela descobre mais sobre seu novo mundo e tenta conciliar ele com o em que ela sofre tanto.

Existe um momento no enredo em que a personagem principal fica mal e eu achei que foi ai que as autoras mostraram suas habilidades com a escrita, muito mais do que nas partes fantasiosas, que eram as que eu tinha mais expectativa. Elas trataram muito bem sobre depressão, mas não de uma forma pesada, foi como ouvir uma amiga contando seus problemas.


Gostei da forma que o romance foi criado, ele ficou meio que em segundo plano, assim, pude saber mais sobre a protagonista, mas não deixou de ser um fator que contribuiu com a história, na verdade, ajudou bastante no fechamento dela.

Sophie foi muito bem trabalhada, me senti próxima a ela e me relacionei com alguns de seus problemas. Apenas notei a falta de um aprofundamento nos outros personagens, os amigos, família, etc.
Um fator interessante da obra são as referências musicais, a Sophie canta e toca violão, ela também gosta de bandas como AC/DC, PINK FLOYD, etc. Acredito que os amantes de música vão curtir esse lado dela!

O que mais me incomodou foi o Reino em si, muitas explicações não foram dadas, fiquei com muitas dúvidas, as visitas da personagem eram curtas, nem consegui aproveitar o novo cenário. Talvez se tiver um segundo volume eu goste mais.

Em suma, O Reino das Vozes que Não se Calam é um ótimo livro, principalmente para que sofre e pratica o bullying, pois assim ambos percebem que existem outras pessoas como eles e como elas são afetadas.


Não notei erros de digitação nem ortográficos na minha edição, gostei muito da diagramação, fonte, espaçamento, etc. A capa é maravilhosa, os detalhes da floresta condizem com a história e achei bem legal colocar uma das autoras como modelo.

★★★

9 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca senti muita vontade de ler. Sua resenha meio que mudou isso em mim, adorei!

    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  2. Super me interessei, pena que é em terceira pessoa </3
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lara! ^^

    Que bom que gostou desse livro, eu já li um livro da Carolina e achei bem legal, O Inverno das Fadas. Quando eu soube que a Carolina e a Sophia estavam escrevendo um livros juntas fiquei com o pé atrás, não sei, mas acho que não consigo ver uma escritora na Sophia, e também achei que ela iria transplantar algo de RBD par o livro.
    Uma coisa que eu gostei bastante no outro livro da Carolina foi as referencias musicais ao iniciar cada capitulo e é legal ver que ela mantém isso nesse novo livro.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    Blog Amo Livros ♥

    ResponderExcluir
  4. Não tinha me interessado muito pelo livro, ele está sim na minha lista de leituras, mas beeeeem lá no final.
    A sua resenha foi bem prática e dá uma ampla visão do que leitor encontrará na obra. Gostei de alguns pontos, e acho muito válido tratarem de bullying.
    Ótima resenha, como sempre Lady Lara!

    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Lara..
    Gostei bastante da resenhas.
    Estou com muita vontade de ler o livro ..
    E que capa liiinda ne??
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lara.
    Gostei da análise do livro, eu confesso que não esperava muito da obra. Mas mesmo assim não tenho vontade de ler, algo nela realmente me repeliu, ainda não sei o que foi. Mas gostei da sua resenha.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Larinha!! ótima resenha!! Me interessei muito pelo livro. Já o tinha visto, mas nem imaginava que se tratava de bullying!! Vou add à miha lista de vou ler com certeza! Esse é um assunto muito sério que não não pode ser ignorado e todos nós devemos prestar muita atenção para não passar despercebido!!

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lara! Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro mas nem tinha me interessado em ler ele, só que agora sua resenha me fez querer ter o livro em mãos para poder começar a leitura agora mesmo! Pena que não tenho! :(

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lara! Não conhecia este livro mas a narrativa parece ser bem interessante principalmente por tratar de um tema tão atual como o bullying

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo