Image Map

23.2.15

O Diário da Princesa (Meg Cabot)

Editora: Record
Ano: 2002
Páginas: 288

-------------------------------------------------------------------------------------------------


* li no kobo, por isso essa resenha não terá fotos.










Mia Thermopolis vive em Nova Iorque com sua mãe, uma pintora e seu gato, ela tem uma vida normal (apesar de estar indo bem mal em álgebra), todo dia vai para escola com sua amiga Lilly e o irmão dela, Michael.  Até que descobre que seu pai é o atual príncipe de Genovia, um pequeno país da Europa, fazendo- a, consequentemente, herdeira do trono.

Depois dessa revelação, a avó de Mia, mãe do seu pai, acredita que ela ainda precisa receber muita lições de como se comportar antes de ir permanentemente para Genovia, e assim, no meio de várias crises adolescentes a protagonista ainda tem que lidar com a sua mais nova responsabilidade.

"Coragem não é a ausência do medo, mas sim o julgamento que algo é mais importante que o medo; o corajoso pode não ser imortal, mas o cauteloso acaba não vivendo de nenhuma forma."
Primeiramente tenho que dizer que fiquei muito, mas muito desapontada com esse livro, já tinha ouvido um burburinho enorme comentando o quanto ele era bom e como tinha até virado filme, quando fui lê-lo estava com expectativas altas e isso pode até ter interferido um pouco, mas realmente me decepcionei bastante.

Mia é uma das personagens mais irritantes que eu já vi, no começo eu até entendia que ela estava assustada com sua nova realidade e tudo mais, só que acabei a achando muito infantil para sua idade, além de lidar com tudo de forma bem egoísta, ela não percebia coisas obvias, como por exemplo que após a revelação dela ser uma princesa, pessoas poderiam se aproximar dela só por interesse.

A ideia do livro ser um diário da protagonista é bem interessante, nos faz ficar mais próximos dela, mas achei que a autora muitas vezes perdeu a essência do que é um diário, e ficou mais parecendo que realmente os diálogos estavam acontecendo naquele momento ou até que em vez de usá-lo para escrever sentimentos ela colocava listas de mercado e deveres de casa.

Um dos únicos personagens que eu gostei no livro foi o Michael, achei ele super bem humorado e gente boa, acho que só consegui terminar a leitura por causa dele.

Acredito que nos próximos livros da série vamos poder acompanhar mais da vida de princesa, esse aspecto da história me deixou bem interessada, apesar de ter aparecido pouco no livro, queria conhecer um pouco mais de Genovia e por isso vou continuar lendo os diários da Mia, quem sabe eu não curto o próximo?

★★

8 comentários:

  1. Olá, Lara.
    Também me decepcionei MUITO com esse livro. Sério. Acho que li o livro na sua idade, tinha tanto burburinho ao redor e eu simplesmente não curti. Achei que a história tinha tanto potencial, mas a maioria do livro foi chato. Nem tenho vontade de prosseguir com a série.
    Fico feliz que tenha gostado da dica com as fotos!
    Beijos.
    Memorias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara,
    Ao contrário de você eu amei O Diário da Princesa haha Acho que os livros da Meg trazem um pouco de inocência, leveza e humor em suas personagens principais e eu simplesmente adoro isso. Me divirto muito, mesmo que às vezes as atitudes das personagens podem parecer até bobinhas ;)

    Beijos
    Daisy
    nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  3. Saudações Lady Lara,
    Acho que a decepção foi geral... Principalmente por ser uma série longa - meu ponto de vista - se o primeiro livro não atrai, dificilmente os outros irão!
    Gosto mais de outras coleções da autora, mas também reparei que não sou mais o público alvo da Meg XD

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Comprei um livro da Meg e estou super ansiosa! Os comentários são muito perfeitos à respeito dessa autora!

    @psicoseliteraria
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga preciso te confessar uma coisa, mas já tem um tempo que estou com o livro DIÁRIO DE UMA PRINCESA em minha estante e ainda não li sabia? Eu já assisti o filme umas MIL vezes e simplesmente adoro. Mas eu não sei o que esperar do livro. Com certeza deve ser um pouco diferente, até porque acostumamos com o sucesso que o filme fez entre todas as idades. Mas o livro eu ainda não li e estou com bastante medo de não gostar também. Tanto que nem comprei o resto da coleçào. Quero ler esse primeiro pra depois completar, até porque tenho comprado muitos livros da Meg para poder completar a minha estante, mas mesmo assim ainda não sei.

    Sua resenha me deixou em alerta e vou ver se leio sem muita expectativa assim que eu puder.
    Parabéns pela sua escrita e também pela sua sinceridade que para mim é muito mais válido do que uma resenha que só fala algo positivo para agradar e depois quando vamos ver é uma porcaria né?! mas enfim hahahaaha

    Se cuida linda e parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-presente_24.html

    ResponderExcluir
  6. Você é Soteropolitana, vem cáaaa! <3333
    Nunca li O Diário da princesa, achei que a sinopse não é o meu estilo de leitura. Mas, sou apaixonada pela capa do livro e pelo desenvolvimento da Meg Cabot com os sucessos dela, pois O diário da princesa é bem comentado! Agora, adoro o filme, que é interpretado pela minha diva e é lindo, pode passar quantas vezes quiser e eu não consigo enjoar, pois é bem bonito.

    Adorei o blog e já estou seguindo, comentando e favoritando. Aqui é amor e você é de Salvador! <3

    Um beijo!

    21invernos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO a Meg Cabot e adoro a série até o terceiro livro, depois fui me decepcionando aos poucos com ele, mas espero que vc goste mais do segundo, de todas as formas! XD

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olaaá,
    sempre tive vontade de ler O Diário da Princesa exatamente porque as pessoas falam muito e porque acho os filmes um amorzinho, vejo sempre que passa, hehe. Não faz muito meu estilo de livro, mas pretendo tentar, não acredito que eu vá gostar muito, esse tipo de personagem me irrita bastante também. Aliás, ótima resenha!

    (letitbela.com)

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo