Image Map

11.9.14

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 




obs: as fotos dessa resenha são cenas do filme.


Mia é uma garota peculiar, ela vive numa família de apaixonados por música e é muito envolvida no meio, inclusive, ela toca violoncelo e seu pai já esteve em uma banda. Teddy, o irmão, sua mãe e seu pai são muito importantes e amados por ela. Kim é sua melhor amiga, as duas tem um senso de humor igual e parecem gêmeas, sua amizade começa de um jeito bem interessante que é até explicado ao longo do livro. E Adam (<3 amei esse personagem), seu namorado, é outra influência musical na sua vida, ele tem uma banda que é um pouquinho famosa inclusive.
Um dia, quando Mia e sua família estavam indo visitar uns amigos numa cidade próxima, eles sofrem um acidente, e agora apenas ela sobra. Em Se Eu Ficar, vamos conhecer a protagonista durante 24hrs, com direito a flashbacks (que meio que combinam com a situação presente) e informações do que está se passando no hospital que ela se encontra.


Amei essas voltas no tempo, elas deram um tom reflexivo ao livro e foram uma forma interessantíssima de conhecer a personagem melhor, as lembranças de seus avós, namorado, amigo, etc. me fizeram pensar em como devemos aproveitar o que temos, pois em qualquer instante uma tragédia pode acontecer. É um enredo muito tocante com personagens bem construídos e uma escrita maravilhosa.


A relação da menina com as pessoas em geral é muito bonita, ela é sincera e tem opiniões sobre a sociedade e o mundo que me identifiquei muito, não sei bem explicar, mas ela fala de uma forma meio poética, principalmente quando descreve seu violoncelo, sua conexão com o instrumento me deixou com vontade de aprender a tocar alguma coisa. Como vocês devem ter percebido, eu simplesmente adorei essa personagem, que com uma vida tão simples e trágica (apenas por causa do acidente) se mostrou muito pensativa e observadora (as tiradas dela são geniais).


O livro é contado em primeira pessoa pela Mia, ela é como um "fantasma", fica zanzando pelos cenários enquanto seu corpo descansa na UTI, mas não pode interferir nada, nessa sua estadia entre a vida e a morte ela descobre que seu destino está em suas mãos e apenas ela pode escolher se quer ou não ficar.
A autora parecia saber o que estava fazendo, trouxe um toque de suspense (com a decisão que precisava ser tomada), amor (da família, amigos, namorado) e até mesmo de novo, nunca tinha lido algo contado por esse tipo de perspectiva, foi uma experiência bem legal.


"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha." - página 75
Uma obra que parece que foi feita para mim, é super completa, me divertiu, me emocionou e me fez rir, tudo num só pacote e ainda foi bem escrita, exatamente o tipo de livro que eu gosto, indico para todos vocês e quero muito assistir o filme para ver como eles vão adaptar as cenas e tudo mais, tomara que seja algo bem fiél a esse livro maravilhoso.


A capa é linda com esses quadradinhos que contém cenas do filme, adorei a fonte usada no título e nas páginas, a margem é boa e o detalhe do horário no início dos capítulos e das notas musicais deixou tudo combinando bastante, deu para perceber que a editora teve cuidado ao fazer essa obra.

★★★

Nota: Algumas pessoas me perguntaram o que achei do filme, e eu resolvi falar um pouquinho aqui na resenha mesmo. Em geral, gostei bastante, o elenco foi perfeito, os lugares eram bem fiéis ao livro (tipo, do jeito que eu imaginava), só fiquei um pouco incomodada com o fato da história ter focado bem mais no relacionamento entre ela e Adam, deixando Kim e sua família de lado, em suma foi uma boa adaptação, eu daria 3 estrelas e como filme daria 4 estrelas, acho que quem não leu vai achar mais legal. 

5 comentários:

  1. Eu tenho uma amiga que viu o filme e saiu de lá direto para a livraria comprar o filme! Talvez seja um daqueles filmes que instigam a gente a ler o livro! mas eu vou tentar ler antes de ver o filme kkkkk

    Beijocas, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha e fiquei muito interessada!! Me debulhei em lágrimas com o trailer >.>

    ResponderExcluir
  3. Amei!! muito lindo o filme. Amazing!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero ver o filme e ler o livro e sei que vou chorar litros.
    Que bom que vc gostou, agora é ler sua sequência Para onde ela foi!!!!
    Que pena que no filme eles focaram apenas no relacionamento dela com seu namorado =\ mas mesmo assim vale a pena. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Oláááá!
    aah tem como não se encantar com esse livro? com Adam? com Teddy? e com o vovô?!
    eu adorei como a autora abusou dos momentos que realmente marcam a vida das pessoas, e como eles influenciaram na vida da Mia!
    minha impressão quanto ao filme foi exatamente a mesma! principalmente quanto a Kim!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo