Image Map

23.8.14

Resenha: Boneca de Ossos - Holly Black


Título: Boneca de Ossos
Autora: Holly Black
Ano: 2014
Editora: #IRADO (selo da Novo Conceito)
Páginas: 224
Sinopse:
POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...


Comecei a ler o livro um pouco receosa, afinal nunca tinha tido contato com nada desse gênero (de terror), mas acabou que a autora me fisgou, eu adorei a história!

Poppy (8 anos), Zach (12 anos) e Alice (10 anos) são três amigos que adoram aventuras, eles brincam quase todos os dias com seus bonecos, criam histórias e mundos alternativos que só eles entendem. 
A rainha é uma boneca de ossos (isso mesmo, feita de ossos) que fica num armário da mais nova, ninguém a usa, mas gostavam de pensar que suas missões eram dedicadas à ela.
Certo dia, o pai de Zach joga seus bonecos fora, e agora o menino não sabe o que fazer, então ele fala para as amigas que não quer brincar mais, até que Poppy conta um sonho que ela teve com o fantasma de uma menina chamada Eleanor, seu espírito não iria descansar até que a Rainha, que continha suas cinzas, fosse enterrada num salgueiro em East Liverpool.
Em meio a uma jornada aterrorizante, as três crianças percebem que tudo que eles conheciam está prestes a mudar e que talvez o mundo não seja tão limitado assim.


O livro é narrado em terceira pessoa, mas está sempre na mente de Zach, ele passa por momentos de auto descobrimento bem interessantes durante o enredo, sua vida em casa não anda fácil e ele ainda não acredita completamente na ideia de um fantasma estar aterrorizando sua amiga. Isso nos faz pensar constantemente se a garota inventou tudo ou se é mesmo verdade, meio que um toque de suspense que achei bem legal.

A amizade deles é bem fofa, apesar de passar por algumas turbulências, eles são unidos e mostram que devemos valorizar nossos amigos.


A obra é voltada para pessoas de 8 a 13 anos, mas todo mundo pode ler, cada idade vai tirar uma interpretação do que é apresentado, mas Holly Black nos faz refletir sobre fatores da nossa vida bem interessante, como pressão social...

Meu único problema foi que achei a escrita da autora um pouco arrastada, demorei uma semana para realmente ficar ansiosa com os acontecimentos, em certo momento até pensei em desistir, mas depois da página 80, quando o terror apareceu de verdade, não larguei o meu exemplar e acabei rapidinho, haha.


Recomendo para quem como eu nunca tenha lido algo do gênero e procura algo para começar, esse é bem leve, mas não deixa de ter seus momentos de arrepiar.
“Zach sentiu frio, e o que tinha comido se agitou em seu estômago. Ele tinha desejado que o fantasma fosse real, mas quanto mais real Eleanor parecia, mais assustado ele ficava. Ele tentou não olhar para a Rainha. Tentou não pensar no que significava ela parecer faminta. Tentou não reparar que as bochechas dela pareciam mais rosadas naquele dia, como se ela estivesse se alimentado de outra coisa, não donut.”
Adorei a capa e as ilustrações que tinham ao longo dos capítulos, a diagramação é ótima, em suma, o designer do livro é muito bom.

★★★

9 comentários:

  1. Oi Lara!!!
    Apesar de não ter de 8 a 13 anos (na verdade muito longe disso kkkk) gostei imensamente desse livro, e ele é igual você comentou, recomendável para todos os públicos. O designer está mesmo incrível.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Em sintese, esse livro tem sido tão bem recomendado que qualquer dia desses eu tenho que deixar de moleza e ler ele de uma vez.

    Cheros, Pandora.
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Nossa! A história parece muito legal! Vou colocar esse livro na minha listinha de coisas para ler!

    Beijos, Julia
    Blog | Fanpage | Instagram | Tumblr

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha imaginado que o livro fosse algo voltado para o público mais jovem, mas depois da tua resenha acho que mesmo sendo mais velhinha provavelmente eu irei gostar dele :D

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  5. Mas que livro LINDO! Me apaixonei. <3 As ilustrações são incríveis. Vou procurá-lo por aqui pra comprar.
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  6. Pois é Lara, terror também não é um dos meus gêneros preferidos.
    Mas Boneca de ossos me deixou encantada, quero muito lê-lo. E já que você gostou, acrescentou um ponto positivo a ele!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro realmente tem uma diagramação linda. Parabéns pela leitura e resenha, ele parece bem legal. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Fico curioso em ler esse livro, apesar de já ter ouvido falarem mal dele...
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo