Image Map

25.5.14

A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli


Editora: Biruta
Autora: Socorro Acioli
Páginas: 184
Ano: 2010
ISBN: 9788578480400

Sinopse:
O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir. 



Vi uma resenha sobre esse livro há muito tempo atrás e fiquei super curiosa, mas nunca via ele em livrarias da minha cidade e perdi o interesse, até que consegui a parceria com a Editora Biruta e tive a sorte de conhecer esse texto.


A Bailarina Fantasma é um livro dividido em três atos, como seria um espetáculo de balé, um dos temas tratados na história. Ele é contado em terceira pessoa por vários personagens (essa foi a única coisa que me incomodou, prefiro narrações em primeira pessoa).



Anabela é uma menina de quatorze anos bem sardenta, ela mora com seu pai, o Marcelo e tem uma amiga muito fiel, a Luciana.
Sua mãe morreu quando ela ainda era pequena, mas ela nunca deixou de tentar se comunicar com ela, deixava bilhetes junto com coisas mortas, que segunda ela, iriam transportar os textinhos para "o lugar melhor" e entregar para Melinda (sua mãe).
Anabela nada sabia sobre fantasmas, até que seu pai foi escolhido como o arquiteto responsável pela reforma do famoso Theatro José de Alencar, o que sempre foi um grande sonho dele. No festival de balé que oficializava o inicio da obra, ela percebeu que havia uma bailarina azul que dançava muito bem e tinha um ar misterioso, como se tivesse triste e feliz ao mesmo tempo e fosse meio transparente, assim ela soube que os espíritos podem voltar para nosso mundo.
A menina fica com medo da bailarina, e conta tudo para sua amiga Luciana, juntas as duas embarcam numa aventura para descobrir como ajudar Clara (a fantasma) a poder "morrer em paz".

"Ela era diferente. Dançava melhor, com mais leveza. Tanta leveza que... voava. Dançou um tempo a mesma coreografia que as Willis também dançavam, mas depois veio até a extremidade do palco e levantou os pés em meia-ponta; depois, em ponta completa, deu um pulinho e levantou voo até o grande lustre do teatro, uma metade de lua azul enfeitada de pontos de luz." - Página 39


O que mais gostei nesse livro foi que a autora não enrolou, ela foi direta e dava logo os detalhes da história, mas mesmo assim não tirava a expectativa do leitor. Socorro Acioli sabia exatamente o que estava escrevendo, ela tinha total domínio de seu enredo, tanto que foram precisos quatro anos para sua obra ficar pronta, isso me deixou muito impressionada.


O toque histórico dado a história é muito interessante, o Segundo Ato, que fala especificadamente sobre os primeiros frequentadores do teatro, trouxe um pouco de realidade misturado com ficção e também romance, o livro é bem curto, mas no final, senti que ele foi super completo.



"Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas, pensou Gabriel." - Página 171


Não somos apresentados a um lado profundo dos personagens, mas eu achei bom esse modo de saber um pedacinho da vida de cada um para variar um pouco, gosto disso de ter vários personagens principais.



Enfim, adorei a leitura de A Bailarina Fantasma, alegrou meu domingo e me deixou inspirada para ir ao teatro e a dançar um pouco (hahaha, uma curiosidade, eu fiz oito anos de balé!).

★★★★

Não estou falando isso por conta da minha parceria com ela, mas a editora Biruta conseguiu o lugar de capa mais bonita da estante com esse livro, fora que ele é super bem trabalhado, tem ilustrações lindas e diagramação ótima. As páginas também  tem uma qualidade muito boa, são grossas e o cheiro é bom, hehehe. Arrasaram mais uma vez!


Book trailer:



8 comentários:

  1. Esse parece ser um livro terno! E pelo jeito pode ter tido um toque especial para você que fez bale. Enfim, achei o livro lindo, a história convidativa. Quem sabe um dia eu não cruze com ele e o torne amigo.

    Cheros, Pandora. Saudades daqui!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa e empolgada para ver esse livro. Boa dica!

    ResponderExcluir
  3. Me falaram uma vez tão bem desse livro, que não pude não deixar de ficar curiosa. E sim, é bem dificil achar esse livro nas livrarias.... o que me resta é esperar para ver quando é que irei enfim ler . Parabéns pela resenha....
    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lara, esse livro é tão lindo que fiquei muito curioso. A diagramação é perfeita. Nunca nem o tinha visto, mas agora quero ler, já que você falou que a autora é direta (ótima característica)

    Bjs,
    leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara!!

    Gostei da resenha! Não conhecia o livro ainda. Me interessei porque gosto muito de dança! E o fato dele ser dividido em atos me cativou! Achei fofo! A c apa realmente é bonita! Parabéns pelas fotos! Ótimas como sempre!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  6. Aai, Lara, que livro perfeito <3.
    Adorei as suas fotos, em especial a primeira, e sua resenha animada só me fez confirmar que esse vai ser minha próxima solicitação de livro para a editora, estou curiosíssima!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lara que legal saber que vc leu e gostou desse livro. Já tinha visto algumas resenhas dele pela blogsfera e achei interessante. Essa questão do teatro etc me lembrou um pouco o fantasma da opera (tenho muita vontade de ler, quem sabe um dia). Bom saber que esse livro apesar de pequeno é completo e bem escrito. Valeu pela ótima dica de leitura nacional!!!

    P.s lindas suas fotos!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro sempre está na minha lista de pedidos de parceria para a Editora Biruta mas, no fim, acabo escolhendo outro na última hora.
    Também acho a capa dele maravilhosa, seria uma das mais lindas da minha estante também!
    Ótima resenha!

    http://www.blogcoisaetal.com

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo