Image Map

7.11.14

Heroísmo de Quixote - Paula Mastroberti



MASTROBERTI, Paula - "Heroísmo de Quixote: Recriação a partir da obra Dom Quixote De La Mancha de Miguel de Cervantes y Saavedra / Rio de Janeiro: Rocco - 2005."

        Heroísmo de Quixote, um romance de 135 páginas, é dividido em cenas, nas quais o foco é a terceira pessoa, e depoimentos, o próprio personagem diz o que ele viu ou pensa sobre determinado acontecimento da história, ambos contêm imagens que condizem com o que o narrador está contando e epígrafes transcrita dos clássicos "O Idiota" ou "Dom Quixote" que inspiraram a obra. O assunto tratado no livro são as demandas do herói na contemporaneidade, não tinha lido nada sobre isso antes e foi uma boa forma de começar, até o título tem uma relação com a questão do herói, a autora se utiliza do sufixo -ismo para trazer a ideia que a necessidade do protagonista de ser um salvador era tão grande que acaba virando uma patologia.


A autora do livro é a brasileira Paula Mastroberti, que lançou seu primeiro livro "Os Sapatinhos Vermelhos" aos 33 anos, ele faz parte do mesmo projeto de recriação de clássicos que "Heroísmo de Quixote", além de escrever, ela também ilustra o livro, além disso é formada em artes plásticas pela UFRGS.


A história se inicia com depoimentos de pessoas marginalizadas excluídas pela sociedade que são o maior alvo das "missões de salvamento" do protagonista, Alonso, também chamado de Quixote da Periferia, mas ele não deixava de ajudar a elite da cidade. Esse salvador chama a atenção da mídia, principalmente por causa de suas roupas e maquiagens que eram bem estranhas. Um jornalista pouco conhecido e com baixa auto estima, o Sancho, fica especialmente interessado no caso e começa a escrever sobre ele.


Alonso é um herói diferente dos tradicionais que conhecemos, se pararmos para comparar com um das eras medievais, como o Rei Artur, percebemos que suas características são mais próximas das pessoas que ele salva, dando esperança para elas. Alonso demonstra instabilidade emocional e não pensa antes de agir, já o Rei era sábio e psicologicamente forte.


Nesse livro é bem perceptível a desigualdade social e segregação que ocorre em centros urbanos, uma cena que marca isso é a do sequestro em um shopping frequentado pela elite da cidade e onde os nomes das lojas ficam virados ao contrário para quem olha para eles do lado de fora, como se essas pessoas fossem incompatíveis, inapropriadas. Isso me trouxe um sentimento de compaixão, comecei a pensar em como acabamos excluindo o outro apenas pela sua classe social. 


Em suma, Heroísmo de Quixote é um livro que deve ser lido por todos em algum momento de suas vidas, ele é uma forma de ver um grande clássico como "Dom Quixote" adaptado para os dias de hoje e ainda perceber a realidade urbana em que nos encontramos, acredito que ele devia também ter uma versão fílmica que fosse trabalhada em salas de aula por todo o país.

4 comentários:

  1. Eu achei mega interessante! Principalmente pq eu tive um semestre inteiro de Dom Quixote e tive que ler no original! Vou comprar esse com toda certeza!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não me interessei muito pelo livro, mas as ilustrações são maravilhosas! Adoro livros que contem imagens que retratam bem a história, dando um toque a mais pra cena.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lara, tudo bem com você?

    Gostei do seu post e me interessou muito esse livro, vou colocar na minha lista interminável de livros desejados.

    www.livreando.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Em primeiro lugar, estou honrada por ter uma obra minha comentada em seu blog. Sabe, além de escritora e ilustradora, sou Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e neste momento estou escrevendo um artigo onde o seu nome será incluído como referência de leitor. Já vi também que vc tem um canal no YouTube e uma fanpage no Facebook. Um beijo grande!

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo