Image Map

31.7.14

Feios (Uglies #1) - Scott Westerfeld

Título: Feios
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 415
Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Tally vive num mundo futurístico, onde as pessoas são divididas entre feios e perfeitos, sendo os feios adolescentes de 12 à 16 anos que ainda não passaram por uma cirurgia plástica que os deixa perfeitos dos pés a cabeça, segundo o governo, essa foi uma forma de deixar todos iguais e evitar preconceitos, guerras e outros tipos de conflito, mas talvez não seja tudo tão simples assim.

Seu melhor amigo Peris já passou pela transformação e agora vive em Nova Perfeição, deixando-a sozinha em Vila Feia, até seu encontro com Shay, uma menina que não quer de jeito nenhum virar perfeita. Elas se divertem muito juntas, e ficam bem próximas, mas sua nova amiga acaba fugindo da cidade com David, um garoto que cuida dos "rebeldes" (tipo as pessoas que vivem fora do sistema, nas florestas e ruínas).  A partir dai tudo vira um caos, passam a interrogá-la e resolvem mandá-la numa missão para trazer Shay de volta, isso a deixa no meio da escolha entre trair os amigos ou ficar "bonita".

Amei como esse livro nos fez pensar nos padrões de hoje em dia, em que as pessoas tem que se preocupar o tempo inteiro com sua aparência para serem aceitas, e como sofremos meio que lavagens cerebrais de nós mesmos e da mídia que nos fazem se sentir mal se não atingirmos esses padrões.

"Antes da operação existir, muitas pessoas, principalmente mulheres jovens, sentiam tanta vergonha de serem gordas que simplesmente paravam de comer. Perdiam peso rápido demais. Sem conseguir se controlar, continuavam emagrecendo até acabar no mesmo estado daquela "modelo". Na escola, diziam que algumas chegavam a morrer. Essa foi uma das justificativas da operação. Como todos sabiam que se tornariam perfeitos aos 16 anos, ninguém desenvolvia a doença." - pág. 194

Foi muito interessante como a tecnologia deles era avançada, mas também um pouco assustador, as pessoas terem rastreadores e computadores falantes desde de pequenos me pareceu bem estranho no início.

Com relação aos personagens, tenho opiniões variadas, Tally era muito irritante no começo, era difícil compreender como ela queria ficar uma perfeita igual a todo mundo, mas com o passar das páginas vamos vendo o seu lado e até que gostei dela. Meu grande problema foi com Shay, achei ela chata durante todo o livro, no final eu estava com vontade de entrar na história e tacar uma pedra na cabeça dela.

Gostei bastante do cliff ranger, que me deixou morrendo de vontade de ler o próximo livro da série, as reviravoltas foram legais e me prenderam bastante ao livro, que por sinal passa rápido, o autor tem uma escrita ótima e é muito criativo, pela primeira vez numa distopia (das que eu li) o romance não fazia tanta parte da história e o triângulo amoroso não era recíproco (graças a Deus, não aguentava mais os blá blá blá das personagens desse tipo de livro).

Enfim, acho que todo mundo devia ler esse livro para ter um momento de reflexão sobre nossa sociedade, ele não faz o tipo de muitas pessoas, pelas resenhas que li as críticas negativas são bem fortes, mas do mesmo jeito, a experiência da leitura é válida.

★★★ 1/2


10 comentários:

  1. Oii Lara! Poucos livros eu já abandonei, e Feios foi um desses rs não consegui mesmo terminar, achei muito chato mesmo. Mas que bom que você gostou!!

    Beijosss
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas muita gente fala dele, falam tanto que resolvi colocar logo toda a série na minha lista de desejados. Ainda não os comprei, mas estou ansiosa para comprar. Só que a sua resenha... sei lá, não estou mais tão curiosa assim. Me desanimei um pouco. Mas vou arriscar, de qualquer forma.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Bom, eu já ouvi/li diversas opiniões sobre esse livro e ela diferem muito.
    Não sei se leria, a princípio não me atrai.

    Seguindo.

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  4. Nunca cheguei á ouvir falar desse livro, mas lendo sua resenha e a sinopse do mesmo, fiquei com uma baita vontade de ler ele.
    http://lecry.blogspot.com.br/2014/07/eu-indico-wattpad-parceria.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lara.
    Olha, minha relação com essa série de livros é complicada. No primeiro eu demorei de gostar da leitura, mas depois viciei. O segundo foi meu preferido e Especiais foi horrível. Muito ruim mesmo, tive que me forçar pra terminar de ler porque estava quase insuportável. Espero que com você não aconteça o mesmo.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que escuto falar desse livro, mas parece ter uma abordagem bem interessante, principalmente se questiona os padrões de beleza e a individualidade de cada um! Adorei a resenha Lara!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  7. Oiee Lara,
    Minha experiência com "Feios" foi feia haha, eu comecei a ler o livro assim que comprei, isso a muito tempo, comprei porque achei a sinopse legal e a tratativa sobre uma "sociedade perfeita" me deixou intrigada e com vontade de ler, então pela curiosidade fui com cede ao pote, porém como você achei a Shay muito irritante e dramatica e ai meu Deus, já comecei a ler "Perfeitos", mas da mesma maneira estou demorando séculos para terminar... Não te darei spoiler haha, mas como você disse vale a pena ler pela escrita do autor, mas alguns personagens (Shay) só matando kkk

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre quis ler essa série, mas, por ver tantas opiniões divergentes, acabo desanimando e passando outros livros na frente...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  9. Já vi várias opiniões diferentes sobre o livro, mas acho que nenhuma me deu a visão que você deu. Parece interessante, e deu vontade de ler.

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lara que bom que vc leu esse livro e aproveitou as sugestões de reflexão. Eu também li e adorei, já li. Perfeitos e gostei, mas ainda prefiro Feios. Pretendo ler Especiais e Extras seguidos no máximo mês que vem. Parabéns pela leitura e resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo